Está funcionando em Manhuaçu um Posto Avançado de Atendimento Virtual (POPAV), local destinado aos serviços de atendimento da Receita Federal. A iniciativa surgiu por meio de cooperação técnica entre a Prefeitura de Manhuaçu e a Receita Federal com intuito de facilitar o acesso dos serviços prestados pela própria Receita Federal aos cidadãos.
No local, o cidadão pode ter acesso presencial a vários serviços da Receita Federal, assim como iniciar processos junto ao órgão, sem a necessidade de se deslocar até uma agência. O Posto Avançado de Atendimento Virtual (POPAV) está localizado na rua Amaral Franco, nº 261, Centro, em cima do Cartório Eleitoral
A responsável chefe do PAV, Maria José Rodrigues Bitencourt, funcionária da Receita Federal, explica que os atendimentos prestados na unidade, que possui quatro funcionáriossão feitos segunda a sexta-feira, das 9 às 11 e das 13 às 17 horas. Segundo Maria José Rodrigues, os atendimento são, principalmente, para correções ou alterações relacionadas ao CPF.
O Posto Avançado de Atendimento Virtual – PAV substitui a Agência da Receita Federal, que até o ano passado funcionava em Manhuaçu, e centralizava os atendimentos a outros 30 municípios da região, inclusive do Espirito Santo.
A orientação é que cada município monte o seu PAV – Posto de Atendimento Virtual para o atendimento aos moradores locais, o que já foi seguido por alguns. Mas a média de atendimentos no Posto Avançado em Manhuaçu é alta, chega a 1500 por mês, inclusive de pessoas de outros municípios, como destaca Maria José Rodrigues Bitencourt, funcionária da receita federal e responsável chefe do POPAV Manhuaçu.
Reportagem: Júlio Oliveira