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Projeto aprovado pelo DNIT na BR 262 para acesso ao Clube do Sol não tem previsão de iluminação

Dois acidentes no último fim de semana na BR 262 na região, com choque de veículos com objeto fixo no meio da pista chamaram a atenção na região.

Em um deles uma van modelo Sprinter se chocou com uma divisa de concreto no meio da pista, em Martins Soares, ferindo 13 pessoas. O outro acidente envolveu um motociclista, de 25 anos, que atingiu uma defensa metálica, instalada para separar as pistas da BR 262 e facilitar o acesso de moradores ao residencial Clube do Sol. A vitima do acidente ficou gravemente ferida na perna e foi socorrida até o Pronto Socorro do Hospital César Leite.

O sistema de divisão das pistas foi feito para garantir acesso ao residencial Clube do Sol (Projeto Casa Verde e Amarela), recentemente inaugurado.  No local foi feito um recuo central, com a utilização das defensas metálicas para dividir as pistas, onde o motorista deve aguardar para acessar o residencial.

Após o acidente em Manhuaçu, os equipamentos instalados na BR 262 para dividir as pistas vem sendo alvo de questionamentos por parte de motoristas que usam a via. Principamente nas redes sociais eles reclamam das placas de aço instaladas e a sinalização, que seria insuficiente, além da falta de iluminação já que o local é para acesso a um residencial com 288 apartamentos.

A reportagem do Tribuna do Leste fez contato com o chefe do Escritório Regional do DNIT, em Caratinga, Romulo Freitas. Ele informou que teve ciência através da Polícia Rodoviária Federal durante o fim de semana do grave acidente ocorrido no local das obras.

Questionado pela reportagem, o chefe do DNIT informou que o projeto aprovado não prevê a implantação de uma iluminação no trecho. No projeto a exigência é de implantação do trevo de forma provisória, com o uso de defensas metálicas no centro da pista, sinalização e dispositivo amortecedor de impacto, os quebra-molas no início das defensas.

Romulo Freitas acrescentou que a obra atual, aprovada pelo órgão, é de responsabilidade da prefeitura de Manhuaçu, e destaca que fiscalização será feita, como já ocorre rotineiramente, para avaliar o cumprimento do projeto. Um projeto definitivo já vem sendo elaborado pelo município e deve ser entregue no prazo de 180 dias, exigido pelo DNIT para o local.

A prefeitura de Manhuaçu informou que a obra do acesso provisório ainda não foi concluída e que o projeto do trevo procurou atender todos os requisitos exigidos pelos órgãos reguladores, com responsável técnico e sendo aprovação do DNIT.

A execução da implantação da barreira está sendo realizada por empresa especializada e o trecho está em obras desde o ano passado, com sinalização vertical móvel indicando a situação. Segundo o município já existe sinalização vertical no local indicando a presença da divisão no centro da pista, além de quebra-molas, “zebra”, placas indicativas de redução de velocidade e que informam trecho em obras. Foram instalados também os chamados “Olho de gato” no centro da pista antes dos equipamentos de divisão da rodovia.

A Prefeitura acrescenta que todos os demais materiais necessários pra a finalização do projeto foram comprados e serão instalados a seguir, inclusive o Terminal Absorvedor de Energia (TAE). Por isso, reitera o pedido de cautela para quem vai trafegar na região, já que infelizmente não é possível interditar ou paralisar a rodovia para a execução mais tranquila da fase final da obra.

Texto: Júlio Oliveira

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