Dois acidentes no último fim de semana na BR 262 na região, com choque de veículos com objeto fixo no meio da pista chamaram a atenção na região.
Em um deles uma van modelo Sprinter se chocou com uma divisa de concreto no meio da pista, em Martins Soares, ferindo 13 pessoas. O outro acidente envolveu um motociclista, de 25 anos, que atingiu uma defensa metálica, instalada para separar as pistas da BR 262 e facilitar o acesso de moradores ao residencial Clube do Sol. A vitima do acidente ficou gravemente ferida na perna e foi socorrida até o Pronto Socorro do Hospital César Leite.
O sistema de divisão das pistas foi feito para garantir acesso ao residencial Clube do Sol (Projeto Casa Verde e Amarela), recentemente inaugurado. No local foi feito um recuo central, com a utilização das defensas metálicas para dividir as pistas, onde o motorista deve aguardar para acessar o residencial.
Após o acidente em Manhuaçu, os equipamentos instalados na BR 262 para dividir as pistas vem sendo alvo de questionamentos por parte de motoristas que usam a via. Principamente nas redes sociais eles reclamam das placas de aço instaladas e a sinalização, que seria insuficiente, além da falta de iluminação já que o local é para acesso a um residencial com 288 apartamentos.
A reportagem do Tribuna do Leste fez contato com o chefe do Escritório Regional do DNIT, em Caratinga, Romulo Freitas. Ele informou que teve ciência através da Polícia Rodoviária Federal durante o fim de semana do grave acidente ocorrido no local das obras.
Questionado pela reportagem, o chefe do DNIT informou que o projeto aprovado não prevê a implantação de uma iluminação no trecho. No projeto a exigência é de implantação do trevo de forma provisória, com o uso de defensas metálicas no centro da pista, sinalização e dispositivo amortecedor de impacto, os quebra-molas no início das defensas.
Romulo Freitas acrescentou que a obra atual, aprovada pelo órgão, é de responsabilidade da prefeitura de Manhuaçu, e destaca que fiscalização será feita, como já ocorre rotineiramente, para avaliar o cumprimento do projeto. Um projeto definitivo já vem sendo elaborado pelo município e deve ser entregue no prazo de 180 dias, exigido pelo DNIT para o local.
A prefeitura de Manhuaçu informou que a obra do acesso provisório ainda não foi concluída e que o projeto do trevo procurou atender todos os requisitos exigidos pelos órgãos reguladores, com responsável técnico e sendo aprovação do DNIT.
A execução da implantação da barreira está sendo realizada por empresa especializada e o trecho está em obras desde o ano passado, com sinalização vertical móvel indicando a situação. Segundo o município já existe sinalização vertical no local indicando a presença da divisão no centro da pista, além de quebra-molas, “zebra”, placas indicativas de redução de velocidade e que informam trecho em obras. Foram instalados também os chamados “Olho de gato” no centro da pista antes dos equipamentos de divisão da rodovia.
A Prefeitura acrescenta que todos os demais materiais necessários pra a finalização do projeto foram comprados e serão instalados a seguir, inclusive o Terminal Absorvedor de Energia (TAE). Por isso, reitera o pedido de cautela para quem vai trafegar na região, já que infelizmente não é possível interditar ou paralisar a rodovia para a execução mais tranquila da fase final da obra.
Texto: Júlio Oliveira