Com as festas de fim de ano e as férias escolares do início de ano, muitas famílias aproveitam para viagens e passeios mais prolongados. Nesse período cai muito o número de pessoas que procuram o Hemonúcleo de Manhuaçu ou qualquer outro no estado, para doação de sangue.
A queda no número de doadores nessa época também costuma coincidir com um período de maior demanda de sangue pelos hospitais. Isso ocorre devido as situações normais do dia a dia, somando a acidentes automobilísticos nas estradas, com a movimentação intensa.
Em Manhuaçu, o Hemonúcleo, da Fundação Hemominas, mantem o funcionamento normal neste início de 2023 para cadastro e doação de sangue. A informação é do médico Dr Jadilson Vagner Silva do Carmo, responsável técnico do Hemocentro.
O Hemonúcleo de Manhuaçu tem em sua área de atuação 14 hospitais para serem atendidos. No entanto, a unidade mantém sempre um estoque ampliado, pois também encaminha sangue para outras cidades em todo o estado de Minas Gerais, quando há necessidade, segundo o Dr Jadilson Vagner.
Repórter: Júlio Oliveira