CulturaDestaque

Festa dos Santos Reis em Manhuaçu resgata tradição cultural

Uma iniciativa do COAMMA – Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu, que chegou este ano a sua quarta edição, busca promover o resgate de uma tradição, a Festa dos Santos Reis. Nesta edição, a realização teve a parceria da Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Quem passou ou esteve presente na Praça Cordovil Pinto Coelho no fim da tarde do último sábado (28) pôde acompanhar as apresentações. Os grupos de folia de reis da Família Robadel de Reduto e do Grupo Três Reis do Oriente de Luisburgo, deram uma verdadeira demonstração de tradição e fé. “É uma tradição muito bonita, que precisamos valorizar e resgatar, não deixar morrer. Neste ano foi uma festa singela e esperamos que no próximo ano, nós possamos fazer maior e melhor”, destacou Daniel Vieira, Secretário de Cultura e Turismo.

Para a presidente do Coamma, Marinez Bragança, isso se trata de um resgate da cultura local. “A apresentação dos dois grupos de folia de reis nos remete ao passado, em que a gente assistia as pessoas de todas as idades realizando a dança, cantando e visitando as casas. Hoje, aqui nos divertimos com eles e quem passava ficava observando. Não faltaram fotos, sorrisos e demonstração de fé e carinho”.

Ao final das apresentações, os representantes dos dois grupos receberam das mãos da Prefeita Imaculada, acompanhada do Secretário de Cultura e Turismo e da presidente do Coamma, um certificado pela participação na 4ª Festa dos Santos Reis, do projeto Cultural Coamma. “É muito bom ver esse momento, ver uma coisa que fazia parte das nossas vidas. Ficávamos ansiosos em receber a folia de reis em casa, em participar das festas. Fico feliz de ver jovens e crianças juntos, se divertindo, isso mostra que essa tradição não deixará de existir”, comentou a Prefeita Imaculada.

*Com informações de Eduardo Satil

Fonte: SECOM Prefeitura de Manhuaçu

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo