Uma criança, de apenas dois anos, que tem uma doença rara e gravíssima, precisa passar urgentemente por um transplante de medula. Para isso, precisa encontrar um doador compatível para a realização do procedimento, o que não é uma tarefa fácil.
A família da pequena Amanda reside na zona rural do município de Reduto, mais precisamente em Jaguaraí, e enquanto não encontra um doador compatível, luta no dia a dia tomando todos os cuidados com a pequena de nome Amanda, que tem que receber atenção o tempo todo, segundo informou a mãe, Daniele de Fátima Afonso Arruda.
A busca por um doador já vem ganhando as redes sociais e mobilizando várias pessoas da família e amigos em toda a região. Uma pessoa amiga da família, que acompanha o problema, procurou a reportagem do Tribuna do Leste em busca de apoio para ampliar a divulgação e tentar acelerar o processo de identificação de compatibilidade.
Para encontrar um doador, a família faz um apelo às pessoas, para que procurem o Hemocentro em Manhuaçu e façam o cadastro e o teste de compatibilidade de medula óssea, esse é o único caminho para encontrar um possível doador.
Além de ajudar a pequena Amanda, de Jaguaraí, o cadastro no Hemocentro pode ajudar também outras pessoas que precisam de doadores de medula e encontram dificuldades por causa da falta de um teste de compatibilidade.
Texto: Júlio Oliveira