Gilsinho e Juninho Enfermeiro conheceram o sistema de videomonitoramento Olho Vivo; projeto semelhante poderá ser implantado em Manhuaçu
Os vereadores Gilsinho (DC) e Juninho Enfermeiro (PSC) integraram uma comitiva de Manhuaçu que foi conhecer o sistema de videomonitoramento Olho Vivo, inaugurado recentemente em Ipanema. O sistema conta com tecnologia de inteligência artificial e permite a análise e a combinação de imagens de alta definição obtidas por câmeras para a identificação de placas, marcas, cores dos veículos, detalhes de roupas e até a expressão facial de pessoas em circulação.
Além de conhecer o sistema, a comitiva aproveitou para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do projeto de videomonitoramento, já que há a expectativa de implantação de programa similar em Manhuaçu e distritos. Na primeira fase de implantação do Olho Vivo em Ipanema, o sistema conta com 16 câmeras, sendo 12 fixas e quatro móveis. A previsão é que sejam instaladas mais câmeras em novos pontos do município.
As imagens monitoradas são transmitidas em tempo real para a central de operações, localizada no quartel da Polícia Militar, e também gravadas. Todas as vias de entrada de Ipanema receberam câmeras fixas e o centro da cidade, além das fixas, recebeu também as câmeras móveis. O sistema visa não só combater a criminalidade, mas pode ser usado também para melhorar o trânsito.
A comitiva de Manhuaçu foi recebida na sede do quartel da PM em Ipanema pelo tenente Anderson, que explicou o funcionamento do projeto e repassou os contatos dos responsáveis técnicos pelo videomonitoramento. Também integraram a comitiva o capitão Túlio e o tenente Vieira, da PM de Manhuaçu, e a secretária municipal de governo, Cíntia Valéria Perígolo de Oliveira, representando o poder executivo.