As mulheres ganharam um novo aliado que ajuda no aprendizado e a tirar dúvidas, para o reconhecimento de alterações durante o autoexame dos seios. Um produto simples está disponível nas unidades de saúde de Manhuaçu.
Ajudar na identificação, com mais facilidade, de alterações nas mamas ou o aparecimento de caroços e nódulos. É com esse objetivo que foi adquirido pela Secretaria de Saúde de Manhuaçu, por meio de recursos de emenda parlamentar, de um produto chamado “mama amiga”.
De fácil manuseio, o equipamento mostra como são e como podem ser identificados esses caroços durante o autoexame do corpo. Todas as 22 unidades de saúde do município receberam o “Mama amiga” e os agentes foram capacitados para levar a informação até os usuários, como informou Norma Sueli Braga Vale, coordenadora da Atenção Primária de Manhuaçu.
Norma Sueli também fez um balanço dos atendimentos realizados durante a programação do Outubro Rosa em Manhuaçu. Foram mais de 700 exames preventivos realizados no período e atividades em praticamente todas as unidades de saúde e em algumas entidades no município.
Texto: Júlio Oliveira