Segurança Pública e Cidadania: Qual a atuação das forças de segurança durante as eleições?
Para assegurar o exercício da cidadania através do voto popular, uma mega estrutura de segurança é montada para proteger que o eleitor exerça seu sagrado direito com liberdade e segurança.
Polícia Federal, Civil, Militar, Rodoviária, Guardas Municipais, todos integrantes das forças de segurança são acionados no dia das eleições para dar segurança ao transporte das urnas, assegurar a tranquilidade nos locais de votação, durante as apurações e também durante as comemorações após o resultado dos pleitos. Mas os trabalhos começam muito antes. Meses antes do dia de votação os policiais ficam atentos para prevenir e reprimir abusos.
Em razão da ocorrência de vários crimes eleitorais que ocorrem durante as campanhas como compra de votos, coação a eleitores, crimes contra a honra de candidatos, divulgação de informações falsas (as fake News que são crimes), as polícias Federal e Civis realizam investigações e até mesmo prisões para conter abusos. Em apoio à Justiça Eleitoral, as policiais militares e rodoviárias combatem a propaganda irregular.
Após as eleições as policiais investigativas – a Polícia Federal e as Polícias Civis – realizam muitas investigações que levam a indiciamentos e prisões de eleitores e até mesmo candidatos que praticaram crimes contra o sistema eleitoral durante a campanha ou no dia das eleições.
Todo este empenho gigantesco das policiais, da justiça e de toda sociedade busca um único objetivo: garantir que a Democracia vença no dia das eleições.
O voto é a ferramenta maior na Democracia. Seu exercício livre de coações, imposições, praticado pelo eleitor esclarecido dos projetos de seus candidatos é o que justifica esse gigantesco emprego das Forças de Segurança Pública durante as eleições. São centenas de milhares de policiais trabalhando para que possamos exercer nossa cidadania de forma plena.
No próximo dia 30 de outubro de 2022, vá votar, eleitor, sabendo que sua segurança, a segurança do sigilo do voto, está garantida. Vote com liberdade no seu candidato livremente. Seu voto é sigiloso e ninguém saberá em quem você votou naquela urna.
Toda a polícia do Brasil está e estará nas ruas para garantir a segurança no dia de votação. Então, não se sinta receoso em ir às urnas. Exerça seu maior direito como cidadão: Escolha seu candidato. Seu voto determinará nossas vidas nos próximos 4 anos.
Vote com consciência, em sigilo e com liberdade!
Na próxima semana, véspera do segundo turno das eleições presidenciais, encerraremos este ciclo onde falamos sobre a importância do voto como ferramenta maior do exercício da cidadania e fortalecimento democrático.