ColunistasDestaqueDr. Carlos Roberto Souza

Segurança Pública e Cidadania: Jovens e a responsabilidade com a democracia brasileira

Você sabia que, a partir dos 16 anos de idade, já é possível tirar o seu Título de Eleitor? Muitos adolescentes escolhem não exercer este direito, mas é muito importante que você considere começar a votar desde cedo. Calma, essa não precisa ser uma conversa chata. Você tem 16 ou 17 anos, pensa que política é um saco e acha que não faz muita diferença se você votar ou não? Nesse caso, precisamos conversar.

No Brasil, o voto só é obrigatório para maiores de idade, mas a partir dos 16 anos você pode exercer o seu direito como cidadão e escolher os representantes que vão governar o nosso país, sua cidade e seu estado nos quatro anos seguintes.

É muito importante que você entenda o poder do seu voto! Em 2022 teremos a próxima eleição presidencial e a presença dos jovens nas urnas pode fazer toda a diferença para levar à frente as pautas que os impactam diretamente – como, por exemplo, a valorização das universidades públicas.

A sociedade, no geral, costuma diminuir a importância das opiniões dos adolescentes. Mas você tem muito o que dizer, está aprendendo a se posicionar e deveria ter a sua voz ouvida, certo? É um pensamento comum quando as eleições chegam: “Eu sou só uma pessoa, meu voto não vai fazer falta”.

Mas nós temos a prova de que os adolescentes têm muito poder em suas mãos! De acordo com o levantamento do IBGE em 2019, o número de jovens de 16 e 17 anos no Brasil representa 2,9% da população – o que até pode parecer pouco, mas são mais de 6 milhões de pessoas. Tem noção da diferença que 6 milhões de votos fazem?

Tem gente que diz preferir adiar o contato com a política, porque “não muda em nada” na sua vida. Mas, se você parar bem para pensar, a política está em absolutamente tudo. Nas condições da rua em que você mora, no transporte público que você pega, na segurança da sua cidade, na universidade que você quer cursar e em todo o resto. A política está em todos os seus direitos, e você pode começar a reivindicá-los desde cedo.

Na adolescência, o tempo todo nós sentimos que ninguém está nos ouvindo. Bom, o seu voto é uma das formas mais poderosas que você tem de se expressar! Cada pessoa é uma parte ativa e importante da sociedade, e este é o momento de você provar que tem, sim, posicionamentos e consciência do seu lugar no mundo.

Um grande problema da educação no Brasil é, justamente, a falta de conversas sobre ciência política nas escolas. Tire da cabeça que é um “assunto chato”, pois a política influencia na sua vida todos os dias. De nada adianta a gente viver passivamente, só reclamando do país, sem fazer nada de fato para mudá-lo. Para ser um cidadão consciente, você deveria entender o sistema político brasileiro, a importância do seu voto e, principalmente, saber como cobrar dos governantes que eles cumpram com seus deveres. Quanto mais cedo você aprender, melhor!

O direito ao voto não caiu do céu, tá? O sistema democrático foi uma das maiores conquistas da nossa sociedade, como você provavelmente já estudou nas aulas de História. Mas, quem não viveu outro tipo de sistema político costuma não dar muito valor à democracia, apesar de ser algo extremamente precioso. Nenhum jovem quer viver sem poder escolher quem comanda o país, né? Então, valorize o seu direito e não deixe de votar.

Dr. Carlos Roberto Souza, Delegado Regional de Polícia Civil de Ponte Nova

 

 

 

 

 

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo