CidadeDestaqueEleições

Justiça eleitoral oferece ferramentas para combater a desinformação

O combate às Fake News é uma das prioridades da Justiça Eleitoral (JE). E, por essa razão, os portais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da JE oferecem ferramentas para que os usuários tenham acesso à informação verdadeira e legítima sobre o sistema eleitoral brasileiro.

Uma delas é a página Fato ou Boato. De acesso fácil, o site atesta a veracidade de conteúdos e estimula a consulta, por parte dos usuários, da autenticidade de mensagens por meio da divulgação de notícias checadas, recomendações e produtos educativos.

A ferramenta integra o Programa Permanente do TSE de Enfrentamento à Desinformação, que atualmente mobiliza mais diversas instituições, entre partidos políticos e entidades públicas e privadas, para combater os efeitos negativos provocados pela desinformação relacionada à
Sobre o mesmo tema, vale ressaltar ainda a celebração de mais de 150 parcerias já firmadas no Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação, com as principais redes sociais, plataformas digitais e provedores de internet do mundo (Google, WhatsApp, Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, entre outras instituições.

O TSE criou também o Sistema de Alertas de Desinformação contra as Eleições. Esse é um canal da Justiça Eleitoral para o recebimento e posterior encaminhamento de conteúdos enganosos sobre o processo eleitoral para as plataformas digitais como alertas para tais ocorrências nocivas.

Danilo Alves – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo