DestaqueReligião

Celebração encerra tríduo em louvor a Nossa Senhora das Mercês

O grupo das Mercedárias e dos Mercedários, da Paróquia de São Lourenço, celebrou o tríduo em oração a Nossa Senhora, nos últimos dias, tendo o encerramento ocorrido o sábado, 24, com celebração na Matriz de São Lourenço, às 19h.

Presidida por Pe. Carlos Altoé, a celebração, além de ter a participação do grupo, também destacou o mês da bíblia. A coroação de Nossa Senhora das Mercês, ocorrida ao fim da celebração, contou com a participação de todos os membros do grupo.

Clique aqui e confira as fotos por Waltinho Fotógrafo:

História:

No dia 24 de setembro comemora-se um título expressivo de Maria, invocada como Nossa Senhora das Mercês ou da Misericórdia. Esta bela invocação remonta ao século XIII, época da dominação maometana na Península Ibérica.

Pedro Nolasco recebeu da Virgem Maria uma bela inspiração para fundar uma Ordem religiosa inteiramente devotada ao auxílio e redenção dos cristãos cativos. No dia 10 de agosto do ano de 1218, o Bispo de Barcelona, na Espanha, D. Berenguer de Palou, com toda a solenidade, na Catedral, estando presente o monarca Jaime I de Aragão e grande número de católicos, presidiu a uma cerimônia que marcaria a História da Igreja.

Com efeito, Pedro Nolasco e Treze Cavalheiros se consagraram a Deus e se propuseram oficialmente a se dedicarem à redenção dos cristãos escravos que corriam grande perigo, inclusive, de traírem sua crença religiosa.

Grandes os benefícios prestados pelos mercedários àqueles que estavam sob o jugo dos mouros. A ordem aprovada pelo Papa se espalhou pela Europa e, descoberta a América, estes religiosos viram um campo aberto para suas atividades, agora junto aos selvagens, depois, na proteção dos escravos africanos.

No Brasil

No século XVII em pleno ciclo do ouro, nas Minas Gerais, a Irmandade de Nossa Senhora das Mercês se estabeleceu em Ouro Preto. Espalhou-se depois para outras regiões mineiras, como Diamantina, São João Del Rei, Mariana, Sabará e Santa Bárbara, onde belos templos lhe foram edificados. Isto ocorreu também em outras partes do Brasil, como em São Luís do Maranhão, Belém do Pará, Rio de Janeiro.

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo