Sobrecarga de atendimento e falta de contrapartida financeira preocupa Hospital César Leite
Referência em atendimento médico em várias especialidades para municípios de toda a região, o Hospital César Leite, que é uma entidade filantrópica, vem enfrentando dificuldades financeiras.
A situação da unidade hospitalar foi apresentada durante reunião na última semana, envolvendo a direção e o conselho de administração, e representantes dos vários setores da sociedade, além da Prefeitura de Manhuaçu e da Gerência Regional de Saúde.
O provedor do Hospital César Leite, Fernando José de Lima, destaca que a unidade hospitalar vem sofrendo um impacto maior desde a abertura do setor de urgência e emergência, que ocasionou um aumento no fluxo, sem contrapartidas para sua manutenção. Segundo ele, para a implantação do Setor de Urgência e Emergência, que ocorreu no início do ano, houve um acordo com o estado e municípios da região, para seu custeio, o que ainda não ocorreu.
A entrada em funcionamento dos atendimentos do SAMU 192 em Manhuaçu e na região Leste do Sul, nesta quarta-feira, deve impactar os atendimentos na Unidade de Urgência e Emergência do Hospital César Leite, montada para ser uma das portas de entradas para o setor de regulação. Com a entrada em funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, a expectativa do diretor Fernando José de Lima é que ocorra um redirecionamento dos casos de atendimentos.
Texto: Júlio Oliveira