Propriedades Rurais investem na produção sustentável de alimentos, sem agrotóxicos
Em um mundo onde, cada vez mais a busca é pelo lucro a qualquer custo, o aproveitamento de todos os espaços é comum para privilegiar a produção. Mas esse pensamento vem mudando, com o aumento da preocupação com o meio ambiente e as futuras gerações.
A exploração dos recursos naturais, de forma sustentável, em harmonia com a natureza e sem agressão ao meio ambiente tem sido um caminho buscado por muitas pessoas. Preservação de nascentes, adubação orgânica e cultivo sem utilizaç ão de agrotóxicos, tratamento de esgoto e geração de energia ou aquecedor solar fazem parte do dia a dia em algumas propriedades rurais.
A reportagem do Tribuna do Leste visitou uma delas para conferir o que é feito. Exemplo de sustentabilidade e produção diversificada, o Sítio das Pedras, no Córrego Manhuaçuzinho, tem várias iniciativas de produção orgânica, que garantem uma mudança de estilo e de qualidade de vida, segundo o o proprietário, José Carlos Sampaio:
A Emater – empresa de extensão rural, acompanha e orienta nos trabalhos de várias propriedades rurais em relação à sustentabilidade. Segundo o extensionista Cristiano Alberto Silva, o Sítio das Pedras é um modelo de iniciativa sustentável. Na reportagem em vídeo, o proprietário José Carlos Sampaio explicou como faz para conseguir a adubação das plantas para que floreçam com vigor, sem agrotóxicos, com excelentes resultados e alimentos de qualidade.
Reportagem: Júlio Oliveira