Após vários anúncios e adiamentos, devido a problemas com contratação de pessoal ou operacionais, o Samu 192 define data para início das operações na região, mesmo que o atendimento ocorra de forma parcial.
Dia primeiro de setembro é a data definida pelo CISDESTE – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste) para o início de funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 em Manhuaçu e nos municípios do entorno, na chamada região Leste do Sul.
A confirmação é do coordenador do núcleo de educação permanente do CISDESTE, Júlio César Andrade. Segundo ele, se o início não ocorrer para todos os municípios, pelo menos para aqueles que já estão com tudo pronto, deve acontecer.
A data já foi adiada algumas vezes e a última previsão, desde a entrega das ambulâncias, que ocorreu no final do mês de junho, era de início da operação na segunda quinzena de julho, o que acabou não ocorrendo.
Segundo Júlio César Andrade, Coordenador do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, a organização em relação desvio de chamadas do telefone 192 para a central de regulação, que fica em Juiz de Fora, foi um complicador, além de contratação de pessoal para algumas cidades.
Reportagem: Júlio Oliveira