A Secretaria de Saúde de Santana do Manhuaçu foi notificada com o caso de uma criança diagnosticada com hepatite desconhecida. A criança reside na zona rural do município e apresentou dor abdominal, falta de apetite, vômito e abdômen distendido.
Após dar entrada no pronto atendimento de Santana do Manhuaçu foram prestados os primeiros atendimentos e realizados diversos exames. Em seguida, foi solicitado uma vaga de transferência para hospital de referência em Belo Horizonte.
A criança foi transferida e segue internada na capital mineira. O estado dela é grave e a criança aguarda por um transplante de fígado.
Nova hepatite
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que a atualização dos casos de hepatite aguda ocorrerá semanalmente, às terças-feiras. Até terça-feira, 26/07, foram notificados ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-Minas) 16 casos sugestivos de hepatite aguda de etiologia desconhecida, porém seis casos não atendem aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Das dez notificações restantes, três casos foram considerados como inconclusivos, um caso foi descartado e seis casos permanecem em investigação.
Danilo Alves – Tribuna do Leste