DestaqueEconomia

Redução no ICMS já reflete no preço da gasolina nos postos de Manhuaçu

A redução na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que recai sobre a gasolina, energia elétrica, serviços de telefonia e internet, que foi definida pelo Governo Federal e aceita pelo Governo de Minas entrou em vigor no estado. Com isso, a partir de agora a alíquota máxima do tributo é de 18% para produtos e serviços classificados como essenciais.

O decreto estadual que reduz o ICMS da gasolina, energia elétrica, serviços de telefonia e internet em Minas Gerais entrou em vigor após publicação na segunda-feira (04/07) no Diário Oficial. O imposto da gasolina era 31%, energia elétrica 30% e comunicação 27% e todos passaram agora para 18%.

Em postos de combustíveis, visitados pela nossa reportagem, as bombas já estão com preços diferentes em relação aos praticados nas últimas semanas. Em uma rede, que possui dois postos em Manhuaçu, o preço da gasolina passou de 7,98 até o fim de semana para 6,99 a partir de segunda-feira. Em outro posto, que também integra uma rede com duas unidades na cidade, o valor passou de 7,89 na semana passada para 6,99. Já o álcool passou de 5,48 para 4,99 em um e 5,39 para 4,99 em outro.

Um consumidor, ouvido pela reportagem após abastecimento, o policial penal Milton Cassimiro, ficou satisfeito com a redução e espera que os preços possam cair um pouco mais com a concorrência. A situação já está sendo verificada e alguns postos estão trabalhando com valores menores, cabendo ao consumidor uma pesquisa na hora de abastecer.

Para o gerente de uma rede de postos, Cleomar Cabral, a redução atende decreto publicado e pode significar uma melhora na procura por combustíveis:Segundo ele, a redução ocorreu mesmo sem a chegada de nova remessa de combustíveis com preços novos, e novas quedas dependem do comportamento da concorrência.

Texto: Júlio Oliveira

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo