CidadeDestaqueSaúde

Para conter avanço da Covid, Secretaria de Saúde de Manhuaçu define medidas de proteção

Buscando meios de controlar e evitar o aumento dos casos de pessoas infectadas pela COVID-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu está definindo novas estratégias para combater a pandemia em todo o âmbito municipal. As medidas incluem disponibilidade de vacinas contra a doença e a obrigatoriedade de utilizar mascaras em ambientes fechados.

Vacinação

As doses contra a Covid-19 também estão disponíveis, estão liberadas a 3ª dose para adolescentes e adultos vacinados há quatro meses ou mais com a 2ª dose. Já 4ª dose, está liberada para profissionais de saúde e para quem tem 40 anos ou mais e que receberam a 3ª dose há quatro meses ou mais.

O público de 18 a 39 anos vacinados com a segunda dose da Janssen há quatro meses ou mais, já podem receber a 3ª dose da vacina contra a Covid-19. Já o público com 40 anos ou mais, vacinados com a Janssen, além desta 3ª dose, também deverá tomar uma 4ª dose, todas com o mesmo intervalo que é de quatro meses ou mais após cada dose.

Uso de máscaras

Diante do aumento de casos positivos da Covid-19, a Prefeitura de Manhuaçu em decreto publicado em edição extra do Diário Oficial Eletrônico nesta terça-feira (05/07), torna obrigatório o uso de máscaras em locais fechados. Somente na última semana epidemiológica, foram confirmados 151 casos da doença, representando uma taxa de positividade 37,6%, dentro das 402 notificações.

O Decreto nº 75 traz como exemplo de locais fechado: escolas, creches, igrejas, templos, restaurantes, bares, lojas, farmácias, festas, eventos, mercearias, mercados, supermercados, transportes coletivos (ōnibus, vans, topiques, táxi, aplicativos), bancos, unidades de saúde, estabelecimentos em geral e similares.

A publicação também faz a recomendação de que se faça o uso dos meios de proteção e higienização individual, tais como, higienizar frequentemente as mãos, usar álcool em gel, evitar aglomerações e manter o distanciamento social, garantir ambientes com boa ventilação e manter o cartão de vacinação contra COVID-19 atualizado, de acordo com o calendário vacinal.

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo