Municípios do entorno do Caparaó conhecem aterro sanitário no Espírito Santo
O fim dos lixões a céu aberto e a destinação correta do lixo produzido nas cidades já está próximo nos municípios da região que fazem parte do Consórcio Intermunicipal Multisetorial da Região do Entorno do Caparaó – o CIS-CAPARAÓ.
Com uma empresa licitada para a destinação final dos resíduos sólidos, representantes de 10 dos 15 municípios que fazem do consórcio estiveram visitando suas instalações no Espírito Santo. Alguns desses municípios já estão encaminhando os resíduos sólidos para o aterro sanitário, da empresa empresa Marca Ambiental (vencedora da licitação de destinação final de resíduos sólidos) em Cariacica – ES.
Os prefeitos Carlos Rodrigues (Chalé), Samuel Lopes de Lima (Conceição de Ipanema), Francisco de Paula Freitas (Santana do Manhuaçu) e Sergio Camilo (São João do Manhuaçu), que também é Presidente do CIS-CAPARAÓ, participaram da visita. Os municípios de Mutum, Lajinha, Taparuba, Reduto, Martins Soares e Simonésia estiveram presentes também com a participação de gestores e técnicos.
A Marca Ambiental atua no gerenciamento integrado de resíduos para os setores de saneamento urbano, industrial, saúde, mineração, construção civil, portos, aeroportos, petróleo e gás, alimentos, entre outros. Durante a visita, o supervisor Daniel Carazza, apresentou toda a estrutura da empresa e mostrou como é o processamento dos resíduos sólidos. O primeiro aterro sanitário privado do Espírito Santo é referência em gestão de resíduos sólidos no estado capixaba e no país.
Com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que prevê a extinção de lixões no país, prefeituras e empresas têm de encaminhar adequadamente seus resíduos para empreendimentos especializados e devidamente licenciados para atuar no ramo de destinação e tratamento de resíduos sólidos. Em tempos de montar aterros sanitários pelo país afora, conhecer as instalações e o modo de trabalhar da Marca Ambiental equivale a uma aula prática sobre como devem ser esses empreendimentos, sejam eles públicos ou privados.
O CIS-CAPARAÓ promoveu uma licitação no ano passado e a empresa foi a vencedora. Agora, municípios consorciados estão aderindo e solucionando de vez o problema dos seus lixões à céu aberto. Na região, algumas cidades já iniciaram o envio dos resíduos sólidos para a Marca Ambiental.
Os 15 municípios integrantes do CIS-CAPARAÓ são: Chalé, Conceição de Ipanema, Durandé, Ipanema, Lajinha, Luisburgo, Martins Soares, Mutum, Pocrane, Reduto, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, São José do Mantimento, Simonésia e Taparuba,