A partir desta segunda-feira (01/08) os atendimentos dos casos de Covid-19 e síndrome respiratória passam a ser realizados na UAI (Unidade de Atendimento Intermediário). A fusão das unidades, que já estava planejada para acontecer, acontece neste momento em que o número de atendimentos na UAR teve uma leve queda.
A Secretária de Saúde, Ana Lígia de Assis Garcia, explica que desde o momento em que se pensou na criação da UAI, havia esse entendimento de unir os atendimentos em uma só unidade de saúde. “Este era o propósito desde o começo, sabemos que a Covid-19 não acabou totalmente, mas com o governo federal decretando o fim da situação de emergência por conta da Covid-19, a doença passou a ser considerada uma doença respiratória comum, que teremos que a aprender a conviver com ela, assim como a gripe. Então a partir deste momento, as unidades estarão integradas, até mesmo para facilitar o atendimento aos usuários”.
A diretora das unidades, a médica Márcia Giovane Rodrigues da Silva, explica que os usuários não precisam ficar receosos em procurar a UAI por conta da Covid-19. “Os atendimentos serão feitos levando em conta todo um protocolo sanitário, a fim de evitar que pessoas que não estejam infectadas por Covid-19 contraiam a doença. Estaremos com uma triagem única, que irá separar os atendimentos de sintomas respiratórios dos demais casos e também será ampliado o número de funcionários nos outros setores. Temos disponível um local de isolamento para pacientes em observação com Covid-19 e outras condutas”.
Ainda sobre os atendimentos, Márcia Giovane destaca que o uso de máscara ainda será obrigatório na unidade. “Quanto as outras medidas de proteção coletiva e individual, continuaremos exigindo o uso de máscaras nas dependências da UAI, estaremos disponibilizando aos funcionários as máscaras N95 e álcool 70%, que estarão distribuídos por vários postos”.
UAI
A UAI está localizada no prédio do antigo da Secretaria Municipal de Saúde (Rua Melin Abi-Ackel, nº 600, bairro Todos os Santos) e funciona 24 horas por dia, atendendo os casos não urgentes, como crises de diabetes e hipertensão, suturas de pequenos cortes, hidratação com soro, diarréia, vômito, entre outros e agora também Covid-19 e síndromes respiratórias.
A Unidade de Atendimento Intermediário (UAI) atende exclusivamente os residentes de Manhuaçu, já os residentes em outros municípios devem procurar suas respectivas unidades de saúde.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu