Programa do CIS-Caparaó começa a eliminar lixões em cidades da região
O programa Lixo Zero, que busca solucionar a destinação final de resíduos sólidos e acabar com lixões em municípios da região foi apresentado pelo Consórcio Intermunicipal CIS-Caparaó, durante reunião este mês e Luisburgo.
Uma empresa já começa a retirar o lixo de alguns dos municípios para um aterro sanitário. Trata-se da Marca Ambiental, que venceu uma licitação realizada pelo consórcio e que já teve a adesão de alguns municípios.
Durante o encontro, a experiência bem sucedida de Luisburgo em relação à destinação correta dos resíduos sólidos (lixo) e a arrecadação gerada a partir da iniciativa foram apresentados como exemplo de boa prática para as demais cidades da região. Lajinha também iniciou o programa Lixo Zero e o prefeito João Rosendo destacou que o município conseguiu sepultar o antigo lixão.
A ideia, segundo o presidente do CIS Caparaó, prefeito de São João do Manhuaçu, Sérgio Camilo, é levar a proposta a todos os 15 municípios que integram o consórcio. Fazem do CIS Caparaó os municípios de Chalé, Conceição de Ipanema, Durandé, Ipanema, Lajinha, Luisburgo, Martins Soares, Mutum, Pocrane, Reduto, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, São José do Mantimento, Simonésia e Taparuba.