O feriado de Corpus Christi registrou 13 mortes e ao menos 63 acidentes nas rodovias mineiras, segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv). Os números da operação foram divulgados nesta segunda-feira (20) e fazem parte do balanço das abordagens de trânsito feitas entre a última quinta-feira (16) e domingo (19).
Segundo a corporação, no período, 162 pessoas foram presas por embriaguez ao volante, número 8% maior do que em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados mostram ainda que 553 carteiras de habilitação foram recolhidas e 838 veículos foram removidos por irregularidades, alta de 86% em comparação a 2021.
De acordo com os militares, 19 veículos foram roubados e recuperados. Além disso, 310 prisões e apreensões foram efetuadas, um número 37% maior em relação ao feriado do último ano.
Segundo o levantamento, 11 foragidos foram recapturados, 16 armas de fogo foram apreendidas e houve 14 prisões por tráfico de drogas.
Durante o período, houve ainda 178 operações de lei seca e 313 autuações por embriaguez ao volante, alta de 42% em relação ao mesmo período do ano passado.
Dirigir sob a influência de álcool é crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro, se o teor do teste for igual ou superior a 0,3mg de álcool por litro de ar alveolar, ou se o motorista apresenta sinais e sintomas de embriaguez e se recusa ao teste.