DestaquePolicial

Durante Operação, PM de Meio Ambiente apreende arma em São João do Manhuaçu

Além disso, foram encontradas 2 armadilhas para captura de aves silvestres

Com objetivo de prevenir e reprimir qualificadamente, as ações criminosas nas áreas adjacentes aos centros urbanos dos municípios, bem como nas vias de acesso na zona rural, aumentado a sensação de segurança das comunidades rurais e reduzindo, inclusive, a incidência de crimes ambientais, a Polícia Militar de Meio Ambiente desencadeou em todo o estado de Minas Gerais, entre os dias 01 a 10 de junho a Operação Campo Seguro III.

De posse de um Mandado de Busca e Apreensão, a equipe do Policiamento Ambiental de Manhuaçu, compareceu ao Córrego das Flores, zona rural de São João do Manhuaçu e abordou a residência de um cidadão de 65 anos, devido a denúncias de captura de animais silvestre na natureza.

Durante a diligência, foi realizada busca no domicílio e encontrado dentro de um guarda-roupas um revólver calibre 22 municiado e um total de 20 munições para a citada arma. Além da arma que não possuía registro, foi também apreendido 02 armadilhas para captura de aves silvestre na natureza.

O autor foi preso em flagrante delito pelo crime de posse ilegal de arma de fogo de uso permitido e encaminhado até a Delegacia de Polícia Civil onde o flagrante foi ratificado. A equipe do Policiamento Ambiental também confeccionou um Auto de Infração no valor de R$ 3.625,42.

O Tenente Rodrigues afirmou que há ainda em nossa região, muitas pessoas que capturam pássaros na natureza, unas para mantê-los sob sua guarda e outras para comercializar, o que é crime. O correto, segundo o comandante do 3º Pelotão de Polícia Militar de Meio Ambiente, é que a pessoa que deseja ter a posse de um pássaro da fauna silvestre, procure um criador comercial autorizado pelo órgão ambiental e adquira a ave com a devida nota fiscal e mantenha o registro sempre atualizado e se abstenha de procurar intermediários que dizem conseguir “legalizar” aves capturadas na natureza.

O Oficial voltou a solicitar o envolvimento da comunidade na preservação do meio ambiente, pedindo para que, ao ter conhecimento de qualquer fato delituoso em desfavor do meio ambiente informe diretamente aos militares ou pelo telefone 181 do disque denúncia, a ligação é gratuita e o sigilo é garantido.

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo