CidadeDestaque

Brasil: Os números são violentos

Se a medida da eficiência policial e baixos índices de criminalidade fosse o número de cidadãos levados à prisão, o Brasil estaria muito bem. Mas esta conclusão é errada.

Atualmente somos o terceiro colocado em número de presos no Mundo. O Brasil possui 820 mil detentos em suas prisões e uma população não superior a 230 milhões de habitantes. Os EUA, o primeiro colocado, estão com mais de 2 milhões de encarcerados e uma população de 300 milhões de habitantes. Enquanto a China cuja população está em torno de 1,4 bilhões de habitantes, possui não mais que 1,6 milhões de presos. E Se o leitor fez cálculos mentais, percebeu que o Brasil, em números relativos, possui mais que o dobro dos presos da China e 40% menos que os Estados Unidos.

Se estivermos cientes de que somente crimes com penas altas realmente resulta em prisão no Brasil – não menos que 60% dos crimes são apenados com penas alternativas, suspensões dos processos e outras medidas desencarceradoras – podemos dizer que o Sistema de Justiça Criminal, composto este por políciais e justiça, funciona muito bem em reprimir crimes graves como homicídios, estupros, roubos, latrocínios e tráfico de drogas. Mas a eficiência do Sistema de Justiça criminal por si só não vem mudando nossa realidade violenta.

Mesmo prendendo muito, ainda assim somos um país violento.

Os números, quando comparados a país com baixos índices criminais, parecem nos mostrar que a violência está associada a fatores históricos, econômicos, educacionais, culturais, sociais de um povo, estando a formação histórica cultura dentro da mais importante.

Ao que nos parece, somente dinheiro não parece fazer um país seguro, livre da violência. Vejamos os EUA, o país mais rico do planeta, tem quase o dobro dos encarcerados da China cuja população é 4 vezes maior. Se formos comparar o número de homicídios do Brasil com a Índia, esta – a Índia – teve menos de 40mil homicídios no ano de 2020, enquanto o Brasil, 44mil. Ocorre que a Índia possui 1,39 bilhão de habitantes e, como dissemos, o Brasil apenas 230 milhões. Ou seja, o Brasil tem um quinto da população indiana. Neste caso, a Índia é um país pobre, ainda em desenvolvimento e de baixo índice educacional, assim como o Brasil. Mas as taxas de homicídios indiana são bem inferiores às nossas. Por que isso?

O que queremos mostrar com tantos números e que somente a polícia não resolve. Somente prender não resolve. Crime e criminalidade, em nossa percepção, têm relação direta com a cultura de um povo e é esta que se deve trabalhar.

Políticas públicas que combatam, ainda no lar ou nas escolas, o preconceito, a discriminação, o bullying, a violência doméstica; políticas afirmativas, distribuição de rende, melhoria da educação, do urbanismo. Formar cidadãos hoje para que deixei seus netos e bisnetos menos violentos, integrados à comunidade e se sinta povo de uma nação, pode ser o caminho para diminuir nossos vergonhosos índices de violência. E este não será um trabalho fácil e a curto prazo.

Precisamos investir numa formação cultural não violência para nossos descendentes para que construam um país menos violento para os filhos e netos deles. Porque, até aqui, somente a polícia, não resolveu.

 

 

 

 

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo