CidadeDestaqueEconomiaMeio Ambiente

Presidente de sindicato destaca importância do trabalhador rural para o cenário nacional

Nesta quarta-feira, 25, foi comemorado o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural. A data foi criada pelo Decreto de Lei n° 4.338, em 1° de maio de 1964, em referência ao falecimento do deputado federal Fernando Ferrari. O líder político ganhou destaque por ser defensor dos direitos dos trabalhadores rurais e resultou na elaboração do Estatuto do Trabalhador Rural, sancionado pelo presidente João Gourlart em 1963, seguido pela promulgação do Estatuto da Terra no ano seguinte.

Não há dúvidas de que os agricultores são fundamentais para o Brasil. A agricultura familiar carrega nas mãos a responsabilidade de alimentar um dos setores mais importantes da economia brasileira e corresponde a números expressivos no abastecimento interno. De acordo com a pesquisa realizada em 2017 pelo Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos consumidos em todo Brasil. O estudo ainda aponta que a atividade é a base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes. Além disso, é responsável pela renda de 40% da população economicamente ativa no país. 

Entretanto, a organização da classe trabalhadora do campo é mais do que apenas estatística de produção. Sua existência é um ato de resistência política alinhado às necessidades e expectativas de vida e tradições que vão passando de geração em geração. Muitas conquistas já foram alcançadas pelos trabalhadores rurais, mas ainda há muito a ser conquistado. É preciso que a sociedade esteja amplamente engajada, propiciando um olhar mais atento por parte das autoridades, sobretudo com o investimento em fiscalizações mais eficazes e a garantia dos direitos da classe.

Danilo Alves – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo