O desvio construído para possibilitar o trânsito de veículos entre o trecho totalmente interditado da BR 262, no quilômetro 96 da BR 262, na cidade de Abre Campo, passou por obras de manutenção nesta sexta-feira (22/04).
Devido ao trânsito intenso de veículos no local, a pista provisória que foi aberta por iniciativa de empresários e com a ajuda do município de Abre Campo, vinha apresentando problemas. O desvio foi feito para veículos pequenos e de até 10 toneladas. No entanto, carretas bitrem e veículos pesados vinham usando o local, para fugir da longa volta para chegar a municípios após o trecho interditado da BR 262.
A situação, além de danificar muito o desvio, que é de terra batida, também vinha deixando o transito muito lento, com congestionamentos gigantes dos dois lados da BR. Segundo relatos feitos no whatsapp do Tribuna do Leste recentemente, toda vez que um desses veículos pesados passava pelo desvio ele afundava e, muitas vezes o veiculo de carga pesada tinha que ser guinchado por um trator.
Nesta sexta-feira o transito de veículos no desvio foi interditado totalmente para a realização da manutenção. Para isso foram usadas duas escavadeiras, três caminhões, uma carregadeira, uma motoniveladora, e um caminhão pipa, além de 18 trabalhadores envolvidos na operação.
Mais uma vez o trabalho de manutenção para deixar o desvio transitável para todos foi realizado por iniciativa de empresas de transporte que atuam na região e o apoio da Prefeitura de Abre Campo.
Enquanto isso, a pista da BR 262 que enfrenta problemas de erosão e em virtude da situação foi interditada no início do ano, ainda não tem ainda uma solução definida pelo DNIT- Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre. As obras no local ainda não começaram para a recuperação da rodovia e não há prazo para isso.
Repórter Júlio Oliveira