A Polícia Civil de Manhuaçu (DEAM), com apoio da Polícia Militar (PPVD), realizou nesta quinta-feira (10) a operação Dia da Mulher para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra acusados de violência doméstica. A ação acontece em várias regiões da cidade Manhuaçu.
3 pessoas foram presas, sendo que armas de fogo e munições (que eram usadas para ameaçar mulheres) foram localizadas durante O cumprimento dos mandados de busca e apreensão.
Um dos presos tem relação com crimes sexuais contra a sua enteada.
A operação Dia da Mulher, como foi chamada, é comandada pela delegada de Mulheres, Dra Adline Ribeiro de Mello Rodrigues, além do inspetor Hernesto Francisco da Silva. A operação alude ao dia 08/03, o qual é comemorado o Dia Internacional da Mulher.
A força-tarefa para esta operação reuniu 10 policiais civis e 4 policiais militares para prender os agressores. Foram utilizadas 5 viaturas, tanto da Polícia Civil, quanto da Polícia Militar.
A Delegada Especializada em Atendimento à Mulher, Dra Adline Ribeiro, afirma que tal operação decorre do que foi planejado para intensificar a prevenção dos crimes de feminícidio na comarca de Manhuaçu: “É a segunda operação do ano, lembrando que em janeiro realizamos outra operação onde prendemos outros acusados de violência doméstica. Depois de completarmos 2 anos sem este tipo de crime em nossa comarca e, por uma infelicidade, ter ocorrido um feminicídio no dia 01/01/22, resolvemos, em ação coordenada com a Polícia Militar, realizar mais operações. Estamos ainda mais empenhados em proteger nossas meninas e mulheres e, nessa semana em que se comemora o dia internacional da mulher, fica sendo essa operação a nossa maior homenagem”
A delegada pontua, ainda, que outras prisões e cumprimentos de busca e apreensão podem ser cumpridos nos próximos dias, ainda em decorrência da operação: “Ainda estamos aguardando outras decisões judiciais porque outras prisões e mandados de busca e apreensão foram solicitados ao juiz. A operação vai ter mais desdobramentos ainda neste mês de março”
Ela destaca ainda o trabalho em conjunto que vem gerando impacto na redução da criminalidade na área da violência doméstica e salienta que todos os mandados de prisão cumpridos se tratam de prisão preventiva, com inquéritos concluídos e enviados para à justiça, casos solucionados pela Polícia Civil.
João Vitor Nunes com informações da Polícia Civil