Bem próximo de início do período da colheita da sacra de café deste ano, nas lavouras de toda a região, Manhuaçu recebeu esta semana a visita de Judith Ganes, uma das mais conceituadas analistas do mercado de café, e do Diretor Global de Compras da Coca-Cola Company, Rohit Thawani, para conhecer a produção na região.
A visita também foi acompanhada por Marcelo Paterno. representante da Associação de Cafeicultores do Brasil (Sincal) e por Flávio Borela Pena, presidente da Associação de Cafés Especiais de Minas Gerais (Scamg).
A visita
Judith Ganes é especialista em mercado de futuros com mais de três décadas de experiência em pesquisa e gerenciamento de risco/serviços de consultoria para indústrias de alimentos e agricultura (soft commodities – açúcar, café, cacau, algodão, FCOJ e outros).
Durante as visitas, Judy aproveitou para destacar os dados de sua pesquisa junto à Taka Insights, que apontou que a região das Matas de Minas produzirá pouco mais de 7 milhões de sacas de café em 2022.
Regao das Matas de Minas coffee production will see only a partial recovery this season from the low 4 million bag crop in 2021/22. Association officials I am visiting farms with believe the total will be 7-8 million bags vs 12 in 2020/21. Heavy pruning after 45% aborted.
— Judy Ganes (@Judy_Ganes) March 8, 2022
Em seu twitter, ela diz que “A produção de café da região das Matas de Minas terá uma recuperação apenas parcial nesta temporada da baixa safra de 4 milhões de sacas em 2021/22. Funcionários da associação com quem estou visitando fazendas acreditam que o total será de 7 a 8 milhões de sacas contra 12 em 2020/21. Poda pesada após 45% abortada.”
Marcelo Paterno destacou que, com as visitas, conseguiu perceber que a safra 2022/23 deve vir abaixo do esperado, mas que deve se recuperar em 2023/24.
Foram realizadas visitas a propriedades em diversos municípios da região para conhecer e avaliar a produção de café. A presença de Rohit Thawani se dá por conta da Costa Coffee, que é a maior rede de cafeterias do Reino Unido e foi comprada pela Coca-Cola em 2018. Há pouco tempo, o indiano foi indicado ao setor de compras de café para a Coca-Cola Company e vê na região das Matas de Minas um potencial fornecedor de café para a companhia.
João Vitor Nunes