A vida mudou. Máscaras, estabelecimentos fechados, novos hábitos. Nesta quarta-feira, 30, Manhuaçu completa dois anos desde o primeiro caso de covid confirmado no município. Desde aquele março de 2020, já são 8860 outros registros positivos.
Foram diversos decretos para restringir o fluxo de pessoas nas ruas. Os decretos e “lockdown” geraram muita insatisfação, principalmente do setor econômico, e deixaram vazias as ruas das cidades.
Foram perdas irreparáveis. 233 vidas perdidas no município para a doença, de acordo com o último boletim, divulgado dia 28. Lembranças dolorosas de um período que ficará marcado para sempre.
Dois anos depois, Manhuaçu se prepara para deixar as máscaras de proteção de lado, e a vacinação contra a Covid-19 avança.
As vacinas contra Covid-19 chegaram à região no dia 19 de janeiro de 2021. De acordo com o vacinômetro, são mais de 70 mil pessoas com duas doses ou dose única já recebidas, cerca de 85% da população com mais de 5 anos. Mais 28 mil que já tomaram a dose de reforço, quase 40% do público alvo.
No último dia 18, um decreto da Prefeitura de Manhuaçu liberou o uso facultativo de máscaras em locais abertos e demarcou a liberação em locais fechados depende do município atingir pelo menos 70% de vacinados com a dose de reforço da população acima de 18 anos.
Com dois anos desde o primeiro caso, começamos a ver agora a esperança de voltar a se viver como antes.
João Vitor Nunes