A queima de fogos de artifício é tradicional nas festas de final de ano. Mesmo com a pandemia, esse ano não deve ser diferente. O problema é que o barulho causado pela queima dos artefatos pode trazer prejuízos à saúde. Por isso é importante proteger a audição para não entrar 2021 com dificuldades auditivas.
A médica otorrinolaringologista, Dra. Eveline Tasca, explica os perigos que podem ser causados. “A cada ano que se passa, no final do ano, está cada vez mais frequente a discussão sobre a soltura de fogos de artifício. A gente sabe que o momento dos fogos pode ser bastante prejudicial emocionalmente para pessoas que tem hipersensibilidade.”
Segundo a médica, um som de alta intensidade, ou seja, um barulho muito alto e muito repentino dos fogos de artifícios pode causar danos auditivos, muitas vezes irreversíveis. “É necessário cuidado com a distância que as pessoas vão estar da soltura dos fogos. Um som de alta intensidade pode causar ruptura do tímpano e até a ruptura das membranas mais externas do órgão da audição,” completa Dra. Eveline.
Camila de Souza