Neste domingo (05) a Prefeitura de Manhuaçu realizou a primeira ação do Projeto Fique Vivo no bairro Santana. O projeto é uma realização da Prefeitura de Manhuaçu, por meio de todas as Secretarias, em parceria com as Polícia Civil e Militar, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Ministério Público, Coamma, Conselho Tutelar e Comissariado de Menores.
A população do bairro pôde usufruir de atendimentos em saúde, realização de Cadastro Único, além de uma rua de lazer. “É uma iniciativa que era para o ano que vem, nós antecipamos esse projeto. Manhuaçu estava carente disso, precisava de acontecer essas coisas para envolver as famílias, envolver as pessoas, mostrar para eles a realidade que nós vivemos hoje. Nós precisamos tirar essas crianças da rua, nós vamos incentivar essas crianças a estudar, a saber viver. Então é assim que nós programamos nosso governo e é assim que ele está sendo, estamos investindo nas pessoas. Mais um evento hoje que está dando certo graças a Deus, com o envolvimento de todas as secretarias, foi muito bonito. Isso vai continuar para outros bairros, vamos implantar no município todo se Deus quiser”, comentou a Prefeita Imaculada que esteve presente no evento.
O Fique Vivo surgiu diante da necessidade de elaborar e implementar ações capazes de prevenir e combater este cenário de violência, sobretudo entre os jovens. Para frear essa crescente, o objetivo é ampliar a consciência e o senso de pertencimento comunitário, buscando a transformação social, criando um ambiente acolhedor nos bairros, possibilitando maior bem estar e segurança; ampliação e fortalecimento dos vínculos comunitários; desenvolvimento de espaços de participação comunitária; acesso a serviços públicos; implementação de oficinas e suporte à comunidade. O projeto também vai elaborar um diagnóstico do território onde será implantado, possibilitando atender as particularidades de cada local.