As doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti são de difícil combate, sendo necessária a conscientização da população para um melhor controle do mosquito, mas infelizmente os Agente de Combate às Endemias, estão com dificuldades de adentrar em algumas casas em Manhuaçu. A recusa por parte do proprietário/morador, os domicílios fechados e os abandonados dificultam e impedem a ação dos agentes na vistoria técnica, colocando em risco a saúde da população.
Na visita domiciliar, os Agentes de Combate às Endemias são responsáveis por identificar as condições favoráveis à existência de focos do mosquito, além de promover ações de educação em saúde junto à comunidade e de informar à população sobre os riscos das doenças.
Atualmente a Lei Federal nº 13.301/2016, autoriza o “ingresso forçado dos agentes nos imóveis públicos e particulares, no caso de situação de abandono, ausência ou recusa de pessoa que possa permitir o acesso de agente público, regularmente designado e identificado, quando se mostre essencial para a contenção das doenças”.
O objetivo da Vigilância em Saúde é reduzir o número de casos e a ocorrência de epidemias, sendo de fundamental importância a realização das atividades de controle, sendo a visita técnica dos Agentes de Combate às Endemias uma ferramenta imprescindível para a eliminação dos focos.
É possível identificar os agentes da Secretaria Municipal da Saúde de Manhuaçu pelos crachás de identificação. Em caso de dúvida é possível pedir a identificação do profissional e entrar em contato com a Vigilância Ambiental pelo telefone (33) 3332 3534, para checar.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu