A tarde desta quinta-feira (21) foi atípica para os profissionais que participam do treinamento e seleção preparatório para o início das atividades do SAMU em Manhuaçu e região. Após aulas dentro das salas de aulas da Unifacig, ontem, como etapa final do curso, foi a vez de colocar em prática as técnicas de atendimento aprendidas em uma simulação com extremas dificuldades.
Foram montadas diferentes cenas, como acidente de carro, acidente de moto em chuva, afogamento, entre outras cenas que os socorristas encontrarão no dia-a-dia do atendimento do SAMU.
Segundo Júlio César Oliveira de Andrade, Coordenador do NEP (Núcleo de Educação Permanente do SAMU CISDESTE), a simulação é a “cereja do bolo” de vários dias de curso. “Propomos aqui um atendimento com múltiplas vítimas, no pior cenário possível para vermos como seria o desempenho num ambiente que não favorece o socorrista”, explica.
Ana Lígia Assis, Secretária Municipal de Saúde, acompanhou o treinamento e avalia como positivo os trabalhos: “Ficamos muito felizes, a gente vê a empolgação das pessoas que fizeram o curso e do resultado. Estamos a cada fase, avançando para que tenhamos a nossa base do SAMU implantada. Esperamos uma boa aprovação para que não tenhamos impacto na implantação na data prevista”, finaliza a Secretária de Saúde.
Com informações da SECOM Prefeitura de Manhuaçu