DestaqueReligião

Adeus a dom Miranda: sepultamento aconteceu nesta terça em Mercês, Mg

O corpo do bispo Dom Antônio Affonso Miranda foi sepultado nesta terça-feira (12), às 15h, no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora das Mercês, na Praça Bias Fortes, na cidade de Mercês (MG). Ele morreu na manhã de segunda-feira (11), aos 101 anos, em Juiz de Fora.

O corpo do bispo foi velado desde segunda, em Mercês. Dom Antônio era o bispo mais velho do Brasil e foi importante religioso para a Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora (SDN), em Manhumirim, sendo o primeiro Superior Geral, em continuidade a Pe. Julio Maria de Lombaerde, SDN.  Como uma das realizações de seu ministério, também colaborou na criação da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).

Antes do sepultamento foi realizada uma missa exequial (cortejo fúnebre do corpo até o túmulo). A missa foi presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e contou com a presença do Superior Geral dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, Pe. José Raimundo da Costa “Mundinho”, demais religiosos, familiares e amigos.

Superior Geral dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, Pe. José Raimundo da Costa

Em suas palavras de homenagem, o Superior Geral dos Sacramentinos agradeceu ao trabalho pastoral dedicado para Manhumirim e região. “Carregou no seu apostolado toda a espiritualidade que aprendeu em Manhumirim, quando chegou com seus doze anos no seminário. Sempre falava da Congregação, sempre se identificou como Sacramentino de Nossa Senhora, ia sempre a Manhumirim, ordenou os nossos padres missionários, enfim, foi um Sacramentino que nunca fugiu desta missão que Deus lhe concedeu”, destacou. 

Dom Antônio era bispo emérito da Diocese de Taubaté (SP) e foi internado no Hospital Albert Sabin, em Juiz de Fora, há 10 dias, após uma queda em que fraturou o fêmur. Ele chegou a ter alta, mas, no domingo (10) voltou para a unidade após se sentir mal e veio a óbito na segunda. 

Leonardo Medeiros / Imagens Canção Nova

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo