DestaqueSaúde

Secretaria Estadual de Saúde confirma primeiro óbito da variante delta em Caratinga

Após a notificação de dois possíveis casos em Caratinga, na última sexta-feira (3), foi confirmado o óbito relativo à variante. Ainda de acordo com a pasta, dos 236 casos no Estado, 5 casos evoluíram para óbito. Sendo um de Rio Novo, um em Uberaba, um em Santa Luzia, um em Claro dos Poções e um de Caratinga.

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) trata-se da linhagem B.1.617.2 classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma variante de Atenção e/ou preocupação (VOC – Variants of concern) sob vigilância mundial, devido à possibilidade de maior transmissibilidade, bem como a necessidade do desenvolvimento de estudos que comprovem a efetividade dos imunizantes disponíveis até o momento.

A SES-MG tem ampliado as ações de vigilância genômica do coronavírus e realizado monitoramento rigoroso dos casos suspeitos da variante, a fim de coibir a disseminação da mesma no estado. Para minimizar o risco de disseminação, a SES-MG realiza monitoramento dos casos confirmados e contatos, além do apoio técnico junto às Secretaria Municipal de Saúde e Unidades Regionais de Saúde para obter mais informações para a investigação epidemiológica. A SES-MG também está coordenando o alinhamento com a rede de laboratórios para fortalecer a vigilância genômica em Minas Gerais, além do contato direto com o CIEVS Nacional /Ministério da Saúde para direcionamento das ações em decorrência de casos confirmados.

A Secretaria tem também adotado estratégias para acelerar a imunização, principal medida de prevenção. É imprescindível que a população, que integre os grupos prioritários do Programa Nacional de Imunizações (PNI), não deixe de procurar uma unidade de saúde para a vacinação contra a covid-19, sem esquecer do reforço da segunda dose, já que só com o esquema completo é possível reduzir a transmissão da doença e evitar a forma grave da doença.

Com informações da TV SISTEC

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo