DestaqueMeio Ambiente

Pior seca dos últimos 91 anos pode gerar racionamento de água em Manhuaçu

Com a chegada da Primavera, aumentam-se as expectativas quanto à chegada das chuvas. Especialmente, em meio à pior crise hídrica dos últimos 91 anos.

A seca este ano está mais intensa em áreas que já registram falta de chuvas significativas há mais de 150 dias.

Segundo meteorologistas, as chuvas que podem aumentar os níveis dos reservatórios só devem chegar em novembro, o que gera uma preocupação quanto ao abastecimento.

Manhuaçu ainda não sente os reflexos da seca, mas vê o nível dos reservatórios diminuir. “A nossa região não foi tão afetada quanto as outras, mas ainda não tivemos chuvas. Nossos manaciais ainda apresentam bons níveis, o que nos ajuda muito. Temos notado que nas últimas duas semanas a vazão vem reduzindo consideravelmente a cada dia”, explica o diretor do SAAE, Márcio Bahia.

Sobre a possibilidade de racionamento, ele reforça que já se estuda como fazer. “Com uma previsão de haver poucas chuvas e não der para fazer a recarga do lençol freático. Nós já temos um contingente agilizado para que a gente passe por essa situação. Por enquanto a gente não quer deixar um alerta para deixar a cidade em pânico, porque nossos reservatórios estão abastecendo. Com a redução de vazão a cada dia, nós já estamos preparados para o rodízio de água”, explica o diretor da autarquia.

Ele convoca a população a economizar e colaborar. “Se a população da parte baixa não economizar, a população da parte alta ficará sem água. Teremos que fazer rodízio de água. Não é legal, não é tecnicamente a melhor escolha, porque sempre estará deixando um bairro descoberto. Se a população colaborar, poderemos passar esse período crítico sem a necessidade de fazer manobras”, alerta Márcio Bahia.

João Vitor Nunes

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo