Um menino de quatro anos foi encontrado morto, afogado, em Caratinga, em um poço de dejetos de uma empresa de britagem. O garoto brincava em um terreno enquanto a avó lavava roupas, mas acabou conseguindo acessar a empresa de mineração por um buraco no muro. João Pedro morava no bairro Vale do Sol e teria atravessado o muro de uma empresa por um buraco. Por algum motivo não sabido, caiu em um poço de dejetos.
João Pedro teria saído de casa nesta quarta-feira (22), por volta do meio-dia. A avó notou a ausência dele e começou a procura-lo, contando, inclusive, com a ajuda de bombeiros. Segundo o bombeiro militar soldado Miquéias Garcia, ao saberem da existência deste poço nas proximidades, decidiram fazer buscas pelo local e acabaram o encontrando já sem vida.
“Começamos a fazer buscas nas matas, nas redondezas, achamos vários itens que o menino brincava e que estava próxima ao poço e começamos a suspeitar que o menino havia caído na água. Não tínhamos visualização, a água era muito suja, muito barrenta. Fizemos mergulhos e, através do tateamento, começamos a fazer buscas na água para tentar achar o garoto e infelizmente o encontramos já sem vida em um dos poços”, explica o militar.
Nota da empresa
Em nota à imprensa a direção do Britador São Geraldo, onde o incidente aconteceu, afirma que todas as divisas do seu terreno com a comunidade do Vale do Sol são muradas. No texto, ela afirma que reconstruiu o muro há cerca de 3 meses, mas que crianças da região teriam o quebrado para terem acesso aos tanques de água.
Confira a nota completa:
Britador São Geraldo vem a público manifestar o seu profundo lamento pelo falecimento de uma criança, que se afogou em um tanque de decantação instalado em um terreno de sua propriedade, no Bairro Esplanada, município de Caratinga-MG.
Vem ainda esclarecer que todas as divisas do seu terreno com a Comunidade Vale do Sol são muradas. Mesmo assim, era comum a entrada de pessoas não autorizadas no imóvel, o que levou os representantes do Britador São Geraldo a procurarem por diversas vezes as autoridades locais, visando obter meios para inibição dos indevidos acessos, tendo sido lavrados diversos Boletins de Ocorrência, por ocasião desses acontecimentos.
Especificamente na área em que ocorreu o acidente, foi construído um novo muro, há cerca de 03 (três) meses, tendo sido instalados diversos informativos visuais e escritos. No entanto, crianças residentes na Comunidade Vale do Sol depredaram esses informativos e cavaram um buraco na parte inferior do muro, com o objetivo de acessarem o tanque de decantação, o que era de absoluto desconhecimento da empresa.
Por fim, expressa a sua solidariedade aos familiares e amigos da vítima, reafirmando que seguirá adotando todas as providências para evitar que pessoas não autorizadas acessem a área do tanque de decantação.
Caratinga, 22 de setembro de 2021
Tribuna do Leste