CidadeDestaqueSaúde

Manhuaçu segue com a vacinação de adolescentes e realiza a segunda dose em pessoas de 52 anos

A vacinação de adolescentes segue avançando em Manhuaçu, com início da vacinação da faixa etária de 14 anos realizada nesta quarta-feira, 29. A partir desta quinta-feira, 30, adolescentes com 13 anos começam a ser vacinados nos postos de saúde da cidade e na sexta-feira, 1º de outubro, serão vacinados adolescentes de 12 anos. As faixas etárias mencionadas incluem jovens com ou sem comorbidades. A vacinação acontece nos postos de saúde de Manhuaçu, das 8h às 13h. Os imunizantes são da fabricante Pfizer.

As gestantes e puérperas acima de 12 anos devem procurar as unidades de saúde, ou seja, o seu ESF de referência. Trata-se de um momento importante para a mulher, pois além de se proteger ela passa essa proteção para a criança.  A segunda dose não pode ser esquecida, haja visto que o esquema vacinal (dose 1 e 2) seja completo, assegurando maior imunidade às pessoas que recebem os imunizantes. “É importante que as pessoas estejam atentas e nesse momento em que avançamos para o grupo de 53 anos ou mais, conclamamos a população dessas faixas etárias que, por ventura, não tomaram a segunda dose da vacina que vá até o posto de saúde mais próximo e tome”, enfatizou a coordenadora da Vigilância em Saúde de Manhuaçu, Maria Cristina Caldeira.

Sobre a situação da terceira dose da vacina, Cristina Caldeira chama a atenção para o período em que o imunizante pode ser administrado – sendo inicialmente fornecida a pessoas acima de 70 anos, ela necessita do cuidado na observação de que tenham decorrido 6 meses da segunda dose. “Que as pessoas observem com atenção o seu calendário vacinal considerando que trabalhamos com vacinas possuidoras de intervalos entre a primeira e a segunda dose. Para a terceira dose é fundamental lembrar que são necessários esses seis meses de intervalo”, explicou a coordenadora da Vigilância em Saúde de Manhuaçu.

Danilo Alves – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo