Neste sábado (11) a Secretaria de Saúde fará uma repescagem de 1ª e 2ª dose da vacina contra a Covid-19. A ação que será no prédio da Prefeitura, de 8 às 14 horas, é para vacinar pessoas de 18 anos ou mais que ainda não receberam a primeira dose ou que estão com a segunda dose em atraso.
Para receber a primeira dose é preciso apresentar um documento com foto e CPF mais um comprovante de residência. Já para a segunda dose é preciso apresentar o Cartão de Vacina, além de um documento com foto e CPF. A vacinação será de acordo com o estoque de vacinas existente.
A Secretária de Saúde, Ana Lígia de Assis Garcia, ressalta que o município precisa atingir a meta de vacinação da população adulta para poder avançar. “Precisamos que você que ainda não recebeu a primeira dose, venha até o local de vacinação para ser vacinado, pois somente com a vacina é que podemos vencer a pandemia. Lembrando que somente após a segunda dose é que estamos protegidos contra a forma mais grave da doença, então quem está com a segunda dose em atraso também terá essa oportunidade de se vacinar. Se você conhece alguém que ainda não foi vacinado, peça a ela que se vacine, ela está se protegendo e protegendo quem está ao redor dela”.
A Secretária também agradece a todos que acreditaram na vacina e aos profissionais que se empenharam no sucesso da vacinação. “Agradeço imensamente a cada um de vocês, que tirou um tempinho para ir até uma unidade de saúde para ser vacinado. Quero agradecer aos profissionais de saúde que se empenharam na campanha, fazendo busca ativa, trabalhando muitas vezes fora do horário para que todos pudessem ser vacinados”.
Mas mesmo com o avanço da vacinação, os cuidados ainda são necessários, destaca Ana Lígia. “Concluímos mais uma fase, mas a pandemia ainda não acabou, precisamos continuar com os cuidados, usando máscara, mantendo o distanciamento e higienizando as mãos. As vacinas contra a Covid-19 não são 100% eficazes, apenas nos protegem da forma mais grave da doença, por isso mantenham os cuidados”, finaliza.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu