CidadeDestaqueSaúde

Em época de coronavírus, é fundamental não esquecer do Aedes aegypti

Mesmo no período de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a população precisa estar atenta aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Responsável pela transmissão de doenças como a dengue, zika e chikungunya, pois o inseto permanece se proliferando durante todo o ano.

“As doenças continuam existindo independentemente da Covid-19. Continuamos com elevado número das arboviroses do Estado. Devemos aproveitar o tempo em casa como facilitador para vistorias na residência, eliminando os criadouros. Vale ressaltar que, de acordo com os próprios dados da Secretaria de Estado da Saúde Minas, a maioria dos criadouros estão nas casas dos cidadãos”, explica Emilce Estanislau, coordenadora da Vigilância Ambiental de Manhuaçu.

Ela alerta que se informar a respeito das causas e riscos das doenças são fundamentais, a fim de “evitar a presença de mais um agravante diante do cenário em que vivemos”. Reiterando que no ano passado a pandemia de covid-19 trouxe um cenário complexo e desafiador para a saúde do estado e dos municípios, com a necessidade de trabalhar em duas frentes simultâneas, buscando deter a proliferação de arboviroses e, ao mesmo tempo, o coronavírus.

Danilo Alves – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo