Nesta segunda-feira, 05, a Superintendência Regional de Saúde, (SRS) de Manhuaçu entregou o 28º lote de vacinas contra a Covid-19 aos 34 municípios que integram a área de abrangência da unidade. A remessa foi composta por 21.245 doses de vacinas totalizando um quantitativo de 304.411 doses de imunizantes entregues até o momento para os municípios.
Após a repercussão de possíveis doses de vacinas vencidas aplicadas em moradores de Manhuaçu, o Superintendente Regional de Saúde, Juliano Estanislau, veio a público descartar essa hipótese. As vacinas chegam para a regional dentro do prazo de validade e são acondicionadas devidamente. Elas são faturadas e encaminhadas aos municípios de acordo com o prazo específico para serem administradas, conforme explica o Superintendente Regional de Saúde. “Temos convicção na capacidade e estrutura da imunização em nossa Estado e na nossa região. Tenho certeza que a enfermeira ou técnico de enfermagem, ao ministrarem a vacina, mostrou o frasco que consta a data de validade e o número de lote, e essas informações também foram inseridas no cartão de vacina do imunizado”, disse.
Juliano Estanislau reitera que esses dados revelam que a vacina foi administrada dentro do tempo oportuno e o que pode ter acontecido em relação a suposta vacina vencida, pode ser algum erro de digitação ou problema no sistema do banco de dados oficial, sendo que o fato está em apuração e será confirmado assim que a SRS de Manhuaçu possuir os dados esclarecidos.
Para o Superintendente Regional a busca de pessoas já vacinadas que procuram postos de saúde para obter novas doses de outros fabricantes preocupa a instituição – em um primeiro momento pela falta de estudos que comprovem um efeito desejado nesse ato, e em segundo lugar por conta de que podem ser responsabilizadas pelos órgãos de controle que fiscalizam o uso indevido de vacina.
Danilo Alves – Tribuna do Leste