Fundamentais para garantir o bem-estar e a qualidade de vida de todas as sociedades, os hospitais são grandes centros tanto para atendimento à população quanto de referência na área de saúde. Funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana, essas instituições mostram-se amplamente atentas às inovações tecnológicas que chegam para prover mais acesso e melhorias nos sistemas, beneficiando todos os envolvidos, dos corpos clínicos aos administradores e, principalmente, os pacientes.
Criado para homenagear essas entidades indispensáveis, o Dia do Hospital, comemorado nesta sexta-feira, 2, traz consigo a força de homenagear também todos os profissionais envolvidos no funcionamento das instituições. Pessoas que se empenham dia a dia para tornar a estadia do paciente a menos traumática e a mais tranquila possível.
Motorista, jardineiro, técnico de laboratório, manutenção, lavanderia. A importância de cada um se mostrou mais presente para que a “engrenagem” dos hospitais de Manhuaçu funcionem. A limpeza do ambiente, tão necessária na pandemia, é reflexo de uma equipe de higiene qualificada; a alimentação e recuperação de peso do paciente exige a atenção diária de uma equipe da copa acompanhada de nutricionistas, dentre tantos outros serviços essenciais.
Historicamente, em momentos de epidemias ou pandemias, é enfatizado ainda mais a importância dos hospitais. Hoje, são inúmeros os desafios diários de manter o atendimento e trabalho em um cenário de tensão e alta carga emocional. “As pessoas que mantêm essa operação funcionando, todos que trabalham nessas posições são heróis de verdade”, comenta o diretor técnico do Hospital César Leite, Dr. Gláucio Quarto Martins.
O diretor técnico do Hospital Municipal, Dr. Marcelo Heringer salienta que a pandemia trouxe empatia. “Independentemente da sua função, seja médico, enfermeiro, segurança, você tem valor, você é importante”, finaliza.
Danilo Alves – Tribuna do Leste