Pelo segundo ano, o Dia das Mães será comemorado em plena pandemia da Covid-19. Porém, diferente da expectativa negativa projetada em 2020, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Manhuaçu prevê um aumento moderado nas vendas em 2021 no município. A data é considerada a segunda mais importante do ano para o comércio e só perde para o Natal. A estimativa para Manhuaçu segue a tendência constatada em levantamento feito no fim de abril pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas.
Pela pesquisa, 77% dos consumidores brasileiros devem realizar pelo menos uma compra no período — número que fica próximo dos 78% observados em 2019, antes da pandemia. Em 2020, o percentual foi de 68%. Em números absolutos, a expectativa é de que aproximadamente 122,9 milhões de brasileiros presenteiem alguém este ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$ 24,3 bilhões nos segmentos do comércio e serviços.
“Acreditamos no crescimento para este ano comparado ao ano de 2020. Porém, ano passado houve uma queda muito brusca nas vendas – cerca de 33% – e, portanto, prevemos um crescimento moderado na comercialização pois algumas pessoas perderam seu poder aquisitivo. Tivemos uma queda recorde no desemprego no Brasil em 2020, cerca de 2 milhões de pessoas, e isso fará com que os consumidores tenham moderação em seus gastos. Devemos ver esse crescimento de vendas com cautela, e acredito que será difícil atingirmos o patamar de vendas alcançado em 2019 tendo em vista que a queda no ano passado foi muito brusca”, afirmou o presidente da CDL de Manhuaçu, Giovani Baroni.
Segundo a instituição, os setores de vestuários e calçados vem puxando o segmento de vendas a varejo em Manhuaçu há vários anos e em 2021 não será diferente, cabendo a estes segmentos alavancar as vendas no período. Também de acordo com o dirigente lojista, a data sazonal recomenda, ainda, investimento em publicidade nas mídias sociais – principalmente WhatsApp e Instagram, como importante ferramenta para divulgar a comemoração, bem como o próprio estabelecimento, seus produtos e serviços.
Protocolos de higiene
Com a retomada das atividades do comércio e serviços, a pandemia teve como efeito a produção de protocolos que foram adotados e já estão introjetados na rotina das empresas, lembra Giovani Baroni. As medidas envolvem o uso de máscaras, a higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel e o distanciamento social.
Danilo Alves – Tribuna do Leste