Carreata contra a mineração é realizada em Manhuaçu
A luta visa preservar as produções de alimentos e a perda de recursos hídricos
Manifestantes do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) saíram em carreata percorrendo as ruas de Manhuaçu, na manhã deste sábado, 29, em protesto contrário à exploração de minério bauxita e para reforçar a luta em defesa da agricultura familiar e preservação do meio ambiente.
A região do Caparaó, que inclui Manhuaçu como cidade polo, possui 22 municípios ameaçados pela mineração de bauxita, uma vez que estão com áreas abrangidas por direitos minerários pertencentes à empresa de mineração A grande preocupação é que a mineração afetaria diretamente a base econômica da maioria desses municípios que é a agricultura familiar, principalmente a produção de café arábica, que gera milhares de empregos e injeta dinheiro na economia da região.
O diretor do SAAE, Márcio Bahia, participou do evento e explicou como a vinda de uma mineradora em nossa região, afetaria as nascentes do Rio Manhuaçuzinho, principal fonte de abastecimento de água em Manhuaçu. “Há mais de 30 anos essa mineradora sonda nossa região, para tirar a qualquer custo a bauxita. O problema maior é a degradação a montante, prejudicando nossos mananciais para abastecimento de consumo humano.”
A presidente da Associação de Mulheres de Monte Alverne, Valéria Aparecida Bastos, destacou a importância do evento e o que representa o movimento. “Quando se fala em retirar bauxita, fala-se em tirar nossas maiores riquezas, e sem isso não conseguiremos sobreviver.”
Camila de Souza – Tribuna do Leste