Paixão, morte e ressurreição. A Semana Santa é a principal semana para o Cristianismo em todo o mundo.
Do ponto de vista da crença cristã, os eventos em torno da morte e ressurreição de Cristo são de importância universal. No conjunto, eles formam a principal festa do cristianismo, e têm por significado a esperança.
Enquanto a Sexta-Feira Santa celebra a paixão e morte de Cristo, a Páscoa é a festa de sua ressurreição dentre os mortos. Porém, ambas têm um período preparatório: a Semana Santa começa no Domingo de Ramos e é a principal semana do calendário religioso.
Cada dia da comemoração faz referência a um acontecimento: o domingo de ramos refere-se à entrada do Rei, o Messias, na cidade de Jerusalém, para comemorar a páscoa judaica.
Na segunda-feira seguinte foi o dia em que Maria ungiu Cristo; na terça-feira foi o dia em que a figueira foi amaldiçoada; a quarta-feira é conhecida como o dia das trevas; a quinta-feira foi a última ceia com seus apóstolos. A sexta-feira foi o dia do seu sofrimento, sua crucificação. Sábado é conhecido como o dia da oração e do jejum, onde os cristãos choram pela morte de Jesus. E, finalmente, o domingo de páscoa, o dia em que ressuscitou e encheu a humanidade de esperança de vida eterna.