CidadeDestaqueEconomiaPolicial

Manhuaçu entra na Onda Roxa a partir desta quarta-feira

Em reunião na manhã de quarta-feira (17) no 11º Batalhão da Polícia Militar, o Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid-19, ficou decidido que o município de Manhuaçu seguirá a Deliberação nº 138 do Comitê Extraordinário Covid-19 do governo do estadual, publicada hoje (17) no Diário Oficial de Minas Gerais. A deliberação determina que todas as regiões do estado estão classificadas na Onda Roxa do plano Minas Consciente, pelo período mínimo de 15 dias. A reunião contou com a presença das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Ministério Público de Minas Gerais.

O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, em comunicado nas redes sociais na última segunda-feira (15/03) avisou que desta vez não se trata de opção, mas que é obrigatória a aplicação das medidas restritivas em todo o estado. A Prefeita Imaculada lamenta o momento, mas destaca que a decisão foi tomada em conjunto com o Gabinete de Crise e o Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid-19, aonde existem vários representantes da sociedade civil. “Manhuaçu está em colapso, não tem vaga. UTI com 100% de ocupação, enfermaria com 100%, a UAR também já tem bastante pessoas. Tentamos de todas as formas evitar que este momento chegasse, mas diante do colapso na saúde da nossa região, do Estado e também do Brasil temos que nos importar em salvar vidas”.

A Prefeita ainda disse que a reunião de hoje serviu para alinhar com as forças de segurança e o Ministério Público sobre a atuação de cada um nestes dias de medidas restritivas. “Pedimos que a população colabore e respeite o que foi estabelecido pela Onda Roxa. Neste momento temos que fazer o possível para que voltemos ao normal o mais breve possível”, completa Imaculada. 

O comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Luciano Reis, conta que a ordem veio direto do Governo de Minas. “A Polícia Militar recebeu a incumbência direta do Governador do Estado para que apóie os órgãos de fiscalização dos municípios como também aja de ofício para que seja cumprido fielmente a deliberação do comitê. Da nosas parte o trabalho será de muita orientação à comunidade”, conta. 

Ele reforça a importância da conscientização e lembra que quem não cumprir as regras pode sofrer sanções. “O que nós queremos é que todos se conscientizem da importância do cumprimento desse período de Onda roxa para que possamos diminuir a incidência do vírus e a pressão que ocorre nos hospitais. É uma tentativa baseada em estudos científicos do Governo do Estado e cabe à Polícia Militar cumprir as determinações. Aquele cidadão que por ventura não cumpra a lei, infelizmente teremos que fazer a prisão desse indivíduo e tomar as providências legais cabíveis. A Polícia Militar quer que as pessoas se conscientizem. Algumas situações nós não toleraremos, como festas clandestinas, aí a gente entende que é um abuso para com a sociedade. Estaremos coibindo festas, bares que estejam promovendo aglomeração, precisamos neste momento é de cumprir a regra”, encerra.

O Promotor de Justiça, Dr. Reinaldo Pinto Lara, conta que o município chegou questionado por não ter aderido à Onda Roxa no primeiro momento. “A participação do Ministério Público, desde o início da pandemia, é de controlar e fiscalizar políticas públicas na nossa Comarca. Na data de ontem [no caso, terça-feira (15)], o MP de Manhuaçu, na Defesa da Saúde, oficiou o município informasse quais foram os critérios de caráter técnico-científicos de natureza epidemiológico-sanitária que embasaram a decisão de não aderir à Onda Roxa. Felizmente, nesta quarta, o município de Manhuaçu aderiu à Onda Roxa para cumprimento dos protocolos e, diante disso, considerando que o nosso hospital de referência da alta complexidade, o Hospital César Leite, encontra-se lotado e diante do grave risco até do colapso, é necessário que a população adira a esses protocolos. A gente pede solidariedade da população para que a gente possa ultrapassar esse período grave de pandemia”, conta.

João Vitor Nunes

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo