Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 15, uma reunião na sede da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu, aonde foram apresentados dados referentes aos 34 municípios que integram as microrregiões de Manhuaçu e Carangola. Índices referentes aos casos de Covid19foram apresentados pelo Diretor da Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda, e apontam um aumento exponencial de casos na maioria dos municípios que fazem parte da área de abrangência da SRS.
A instituição também se prepara para imunização contra Covid19, tendo em vista que recebeu seringas disponibilizadas pelo Governo Estadual. A compra destes insumos é parte do Plano de Contingência para Vacinação Contra a Covid-19, elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e já em execução. O objetivo do plano é prever estratégias logísticas para garantir vacinas a todos os municípios do estado e, assim, neutralizar os efeitos negativos de uma corrida mundial para a aquisição dos itens.
A Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu também prepara a logística para receber as primeiras doses. Importante destacar que, o processo é coordenado em conformidade com o Plano Nacional de Imunização. (PNI). Salientando que as 28 Unidades Regionais de Saúde de Minas Gerais estão sendo continuamente orientadas e atualizadas sobre os resultados envolvendo as pesquisas de vacina contra a covid-19 e todos os gestores municipais foram contactados para coparticipação na implantação do plano.
O Ministério da Saúde aguarda a divulgação, por parte da Anvisa, das respostas aos pedidos de uso emergencial das vacinas do Butantan e da Fiocruz – o que deve acontecer no próximo domingo, dia 17. Desta forma, caso uma ou as duas vacinas sejam liberadas pela Agência, a pasta já planeja um evento no início da semana que vem, em Brasília, para divulgar a data de início da vacinação no Brasil.
Danilo Alves – Tribuna do Leste