A pouco menos de um mês para o Natal, a Black Friday é uma das mais esperadas do ano para o comércio. Como as lojas passaram um bom tempo com as portas fechadas, como medida de segurança contra a pandemia do novo coronavírus, empresários de diversos segmentos anteciparam a decoração natalina para atrair a clientela. A boa expectativa é associada também à chegada da primeira parcela do 13º salário, o que deve fazer com que os consumidores queiram ir às compras.
“Pelo quinto ano consecutivo estamos com essa campanha em Manhuaçu, apesar de já acontecer há muitos anos em todo o mundo, e sempre tem tido muito sucesso muita adesão das lojas, dos consumidores. Neste ano, a gente vivendo um ano difícil pós-enchente, pandemia, comércio fechado, mesmo sabendo os cuidados que temos que tomar, é importante fazermos a Black Friday mais uma vez em Manhuaçu. A campanha é feita para o município, o comércio sai ganhando, o consumidor tem a oportunidade de fazer bons negócios, então é a valorização do comércio de Manhuaçu. Temos uma grande expectativa. Todos os anos têm tido um movimento muito grande, a gente traz o consumidor de fora, que está sempre presente no comércio, e aproveita esses dois dias”, explica o presidente da Associação Comercial Industrial e Agronegócios de Manhuaçu, Silvério Afonso.
Afinal de contas, em muitos estados brasileiros, o comércio físico ainda não voltou totalmente ao normal. Por consequência, funcionam em horário reduzido e com limitação no número de clientes para evitar aglomeração. “A gente tá passando um momento em que temos de ter muito cuidado, a pandemia não passou, mas felizmente o comércio está aberto, então temos que aproveitar a oportunidade. Pedimos aos lojistas, ao empresário que coloque álcool em gel, que os funcionários estejam de máscara e, principalmente, o consumidor é muito importante que as pessoas evitem os contatos, aproximação, mas que façam suas compras e que todo mundo participe desse evento sem problemas”, reitera.
O fato é que além de saber quando é a Black Friday, é importante lembrar que muitos lojistas e grandes redes de marketplace fazem promoções antecipadas, como se fosse um “esquenta” para a grande data.
João Vitor Nunes