Duzentas e noventa e uma urnas eletrônica chegaram a 167º Zona Eleitoral de Manhuaçu – composta por cinco municípios: Reduto; São João do Manhuaçu; Santana do Manhuaçu; Simonésia e Manhuaçu.
A comarca possui 267 zonas eleitorais distribuídas em 165 para Manhuaçu, 15 para Reduto, 22 pertencentes a Santana, 42 à Simonésia e 23 para São João do Manhuaçu.
A carga das urnas é o momento em que são inseridos nos equipamentos o software de votação, dados dos candidatos do município, dados dos eleitores de cada seção eleitoral e também a mídia de gravação de resultados, onde serão registrados os votos dos eleitores. Durante o procedimento, são feitos testes de funcionamento de todas as teclas da urna e do terminal do mesário, testes de áudio, vídeo e da impressora que gera a zerésima e boletim de urna.
E uma preocupação prioritária do Tribunal Superior Eleitoral para a votação que renovará ocupantes de prefeituras e câmaras municipais em novembro é a segurança sanitária de todos os envolvidos. Diante do cenário de pandemia de Covid-19, a corte, assim como os tribunais regionais, procuraram dotar o processo de todos os cuidados possíveis, de modo a reduzir os riscos de contágio e garantir que cada cidadão possa cumprir o dever democrático.
Com a ajuda de empresas e instituições, por meio de doações, foi possível conseguir, em Minas, 17 carretas com cerca de dois milhões e 240 mil itens. Uma lista que inclui máscaras descartáveis, frascos de álcool gel, protores faciais (face shields) e material para sinalização dos locais de votação, de modo a indicar o cumprimento do distanciamento social.
Danilo Alves – Tribuna do Leste