O 11º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Manhuaçu, iniciou neste mês de novembro a utilização de um drone para realizar intervenções policiais de combate à criminalidade violenta.
O equipamento será utilizado durante as operações policiais, podendo contribuir significativamente com o monitoramento das áreas de atuação pois ele possui uma grande capacidade de cobertura dessas áreas, sendo que as imagens capturadas durante o sobrevoo são transmitidas simultaneamente para a equipes na base da operação. E o que mais impressiona neste drone é a sua capacidade de aproximação da imagem, captando detalhes mesmo a longas distâncias.
Diante dessas características, a Polícia Militar poderá atuar com ênfase no elemento surpresa. Pois, sem perceber que está sendo monitorado, o indivíduo que está traficando ou portando arma de fogo será flagrado pela câmera do drone e as viaturas policiais militares poderão realizar uma operação com alto grau de precisão.
Outras alternativas de utilização deste equipamento são operações de cumprimento de mandados de busca e apreensão onde ele poderá ser um excelente suporte para mapear a área de atuação e possíveis pontos de fuga de criminosos. Além de sua utilização em operações de cerco e bloqueio de infratores homiziados em áreas de difícil acesso como matas fechadas, como foi o exemplo da recente prisão de dois infratores no Córrego Palmital em Manhuaçu no último dia 09/11.
O Comandante do 11º Batalhão da PM, Tenente Coronel Ronaldo Franco de Oliveira, comemorou a aquisição do novo equipamento e ressaltou que “a Polícia Militar está sempre atenta aos avanços tecnológicos que podem contribuir com a atividade policial e cercar as ações criminosas por todos os ângulos. Dessa forma, o drone adquirido pelo 11º Batalhão irá otimizar as operações de enfrentamento à criminalidade em Manhuaçu e região, contribuindo para que possamos atingir a excelência na prestação de serviços de segurança pública à nossa comunidade”.
Com informações da Polícia Militar