O retorno de cirurgias eletivas foi discutido entre a Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu e, representantes do Hospital Padre Júlio Maria, de Manhumirim. A reunião técnica aconteceu nessa segunda-feira, 19, com a presença da Secretária de Saúde, Dra. Karina Gama; Ortopedista Cirurgião, Dr. Augusto Khede Tavares; representante do Hospital Padre Júlio Maria e coordenador de Regulação do Hospital Padre Júlio Maria, enfermeiro David Cutis Vaz. Também participaram os coordenadores do Hospital Municipal, Osmar Castro, Amanda Miguel de Castro (Planejamento) e Thaís Teixeira (TFD).
A partir de agora, as cirurgias eletivas retornam gradativamente à rotina do Hospital Padre Júlio Maria através do convênio firmado com o município de Manhuaçu, para atender o fluxo de atendimento de pacientes.
“Foi necessário suspender as cirurgias para que os hospitais se destinassem a cuidar dos pacientes com covid, por esse motivo, o COES estadual solicitou essa suspensão. Agora nós temos uma nova nota técnica, de número 5, que fala do retorno gradual das cirurgias eletivas em Manhuaçu e no restante do Estado. Nós já nos organizamos, conversamos com os hospitais que estarão realizando as cirurgias”, explica Karina Gama, Secretária Municipal de Saúde de Manhuaçu.
De acordo com a secretária, a fila de espera será obedecida, dando prioridade a situação clínica de alguns pacientes. “Estamos obedecendo a fila que já existia desde o início do ano. Já estamos realizando o risco cirúrgico daqueles que não tinham ou que, por conta do período de suspensão, devem ser refeitos e assim nós vamos, obecedendo essa fila, dando prioridade clínica para alguns pacientes estamos retomando”, explica Karina Gama.
João Vitor Nunes com informações da Ass.Com.SMS